3 conselhos para lucrar na compra de um imóvel de leilão

publicado em 19 de outubro de 2022 | atualizado em 19/10/22
2 minutos para ler

Os leilões oferecem excelentes oportunidades de investimento. Mas você sabe como garantir retorno financeiro com essa compra?

Quer saber como lucrar na compra de um imóvel de leilão?


Um levantamento feito pela Comscore mostrou que temas relacionados a Finanças apresentaram um aumento de 47% no interesse do público em 2020, em comparação com o ano anterior.

E devido a pandemia, novas formas de investimento foram colocadas em pauta. Uma das áreas em destaque é a compra de imóveis em leilões, principalmente por conta de um de seus maiores atrativos: os preços baixos.

Além disso, essa modalidade de investimento ganhou ainda mais evidência por ser um segmento que quase não foi afetado pela crise sanitária. Isso aconteceu graças ao fato dos leilões acontecerem, em sua maioria, de forma remota, sem a necessidade de comparecimento em um espaço físico.


Aí você nos pergunta: leilão como investimento oferece riscos?


Todos os tipos de investimento podem oferecer riscos aos seus adeptos. Isso não é nenhuma novidade, afinal de contas, as movimentações financeiras são acompanhadas da possibilidade de prejuízos.


Então, como saberei se vou ter lucro com essa compra?


A resposta é simples: com os leilões de imóveis, dificilmente você não terá lucro na compra.

Isso porque os leilões são uma das opções mais seguras e rentáveis do mercado, já que a chance de fraudes, golpes e/ou prejuízos é relativamente baixa, quando comparada a outras aplicações. 

Mas, caso você ainda esteja inseguro, separamos algumas dicas para você se atentar na hora de dar um lance. Confira:


  • Avalie o preço


Os imóveis oferecidos em nossos leilões são disponibilizados com um preço abaixo do valor de mercado. Caso você deseje tirar a prova, basta fazer uma comparação das nossas oportunidades com os valores oferecidos por corretores ou imobiliárias.

Também recomendamos que você converse com um de nossos especialistas neste momento. Ele irá disponibilizar um parecer técnico, fazendo com que você conheça sobre a área, qualidade da construção, a vizinhança e a infraestrutura da região, além de mostrar a porcentagem de desconto proporcionada pelo leilão.


É válido lembrar que as ofertas podem ter uma redução de até 70% do valor original. Por isso, procure um de nossos especialistas clicando aqui.


  • Confira se o imóvel tem dívidas


Procure informações sobre débitos pendentes que precisarão ser quitados pós-compra. No edital você pode encontrar, por exemplo, a indicação de dívidas de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e/ou taxas condominiais em atraso.

Caso seja identificada alguma pendência, uma negociação deve ser formalizada. Com isso, o comprador, além de se comprometer com o pagamento das despesas, irá fazer uma reformulação do acordo em relação ao valor total.

Em seguida, após a emissão de certidões negativas de débitos, o adquirente pode assinar a escritura definitiva. Ressaltamos que as dívidas podem levar um tempo para serem regularizadas. Por isso, tenha paciência e tranquilidade.


  • Planeje o pós-compra


Além das possíveis dívidas, é preciso se planejar para uma possível reforma. Aqui, na Biasi Leilões, os imóveis podem ser visitados antes do fechamento do negócio. Assim, você consegue colocar na planilha os prováveis gastos e ter uma noção da margem de lucros.

Outra coisa que deve estar em seu orçamento é a questão do pagamento após arremate. É necessário pagar, por exemplo, a comissão do leiloeiro, taxa para registro do bem e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - cuja porcentagem varia de acordo com o município.

Lucrar com imóveis é mais simples do que você imagina. E nada melhor do que contar com uma equipe especializada para te ajudar a fazer um bom negócio com segurança e credibilidade. Então, conte com a Biasi Leilões!


Converse com nossos profissionais e entenda como podemos ajudar você nessa conquista!