10 Tipos de Cozinhas Para Inspirar Sua Próxima Reforma
Você está enjoado da sua cozinha e quer reformá-la? Comprou uma casa nova, mas acha que a cozinha não está com a sua cara? A casa que você comprou para investimento é antiga e precisa de um ar de modernidade para valorizá-la? Nós vamos te ajudar trazendo 10 modelos de cozinhas que vão inspirar você na sua próxima reforma.
Atualizado em 11/02/20

Encontrar modelos de cozinhas na internet que se encaixam ao que você precisa, nem sempre é uma tarefa fácil. A reforma de uma cozinha depende do tamanho do imóvel, do estilo da decoração e, principalmente, da usabilidade e praticidade do cômodo. Vamos apresentar para você uma sequência de 3 artigos que vão trazer:

  • Exemplos de cozinhas integradas e fechadas para ambientes pequenos e para lugares espaçosos;
  • Dicas de como deixar sua cozinha com a sua cara sem gastar muito;
  • Como escolher os móveis da sua cozinha pensando na praticidade e segurança.


Não importa se são pequenas ou grandes. O que conta é deixá-las do seu jeito.


Cozinhas pequenas

Temos a sensação de que as cozinhas dos apartamentos estão ficando cada vez menores. Em muitas plantas a nossa impressão é de que elas foram projetadas em um corredor, sem o cuidado e a importância que elas merecem. Ora, a cozinha é uma das partes mais visitadas da casa e, por conta disso, ela deve ser vista como um cômodo diferenciado, necessitando de uma atenção especial. Para transformar a sua cozinha em um lugar aconchegante e, ao mesmo tempo prático, vamos te inspirar com duas opções, respeitando o seu modo de vida.

A primeira inspiração é reformar a cozinha para integrá-la aos outros cômodos da casa, tornando o ambiente mais espaçoso e arejado. A segunda é mantê-la fechada, como um cômodo separado, mas aplicando um toque de modernidade, deixando-a mais bonita e funcional.

 

Cozinhas integradas

Para a primeira situação, separamos alguns exemplos de cozinhas integradas.

a) Cozinhas no estilo totalmente aberto:


Imagem de Michal Jarmoluk


Imagem de PIRO4D


As cozinhas de ambiente totalmente aberto não contam com o uso de balcões ou janelas de divisão. Nestes tipos de plantas, temos a sensação de liberdade, de transição e de total interação.

Os pontos negativos ficam por conta da fumaça que pode invadir a sala e o pouco espaço para a colocação de armários. Sobre a fumaça, se o proprietário faz muita fritura, damos como solução o uso das fritadeiras sem óleo que são excelentes para controlar o cheio e eliminar as partículas de gordura que ficam no ar. A deficiência de armários pode ser facilmente resolvida com a compra de móveis no estilo de balcão, que poderão ser colocados na sala com a finalidade de armazenar loucas e utensílios de pouco uso.


b) Cozinha integrada com divisão de ambiente:

Imagem Arek Socha


A maioria das cozinhas integradas separam os ambientes por balcões, aproveitando-os para usá-los para as refeições. Quando a escolha é separar o ambiente por um móvel planejado, esses balcões podem também ser usados para armazenar utensílios, alimentos ou equipamentos como batedeiras e liquidificadores, por exemplo.

Em algumas situações não é possível eliminar totalmente a parede por questões estruturais. Nesses casos, a opção é fazer uma janela, mantendo a coluna de sustentação da cozinha, como no exemplo acima.

O charme fica por conta das cadeiras e dos bancos que podem dar um aspecto especial ao ambiente. Se a ideia é fazer um balcão estilo bar, ele deve ser mais alto, atingindo cerca de 1,10m e usado com banquetas. Se a ideia é usar o balcão como mesa, a parte de apoio para os pratos deve ficar entre 0,75cm e 0,78 cm e ser acompanhado por cadeiras estilosas.


Uma das maiores vantagens das cozinhas integradas é a interação. Se você já morou em um ambiente com cozinhas pequenas, ou já visitou alguém com essa situação de moradia, já deve ter percebido o quanto é chato ficar cozinhando ou passando um café enquanto as pessoas conversam e se divertem na sala, não é mesmo?

Mas, se você prefere um ambiente mais reservado para cozinhar com tranquilidade, ou acha que a cozinha é um cômodo que não se encaixa na decoração da casa, ou a planta da sua casa não permite fazer esse tipo de reforma, fique tranquilo, pois destacamos alguns exemplos de cozinhas charmosas e práticas.


Cozinhas não integradas

Para as cozinhas pequenas não integradas, separamos dois exemplos que vão te inspirar a aproveitar melhor o espaço. Os estilos que imprimirão sua personalidade e que farão toda a diferença, estão apresentados no artigo Dicas de como deixar sua cozinha com a sua cara sem gastar muito. 

 

a) Cozinha estilo corredor:

Imagem Michael Gaida


Essa é uma cozinha do estilo corredor, ou seja, uma cozinha retangular em que a largura é pequena, podendo medir até o mínimo de 1,5m. Nesse exemplo, como a capacidade de circulação é baixa, o proprietário optou em aproveitar ao máximo o espaço de apenas uma das paredes. Para conseguir acoplar todos os equipamentos, a cozinha recebeu móveis planejados, fogão embutido e uma cuba redonda que dá a sensação de mais espaço livre no balcão. Os armários superiores também foram projetados para receberem maior número de utensílios sem, no entanto, atrapalhar as atividades de quem cozinha. O uso do espelho em uma das portas do armário que fica em frente à sala (o último perto da porta de entrada), foi uma estratégia usada para dar maior profundidade ao ambiente.


b)  Cozinha em “U”:

Imagem Michal Jarmoluk


Para as cozinhas um pouco mais largas, o estilo de armários em “U” são os mais adequados. Eles são capazes de receberem um número maior de materiais, sem a necessidade de uso de armários extras na sala de jantar, por exemplo. Chamamos a atenção novamente para o fogão embutido que garante maior aproveitamento do balcão.

É interessante notar que duas cozinhas, com as mesmas metragens e com a mesmas disposições de móveis, podem ter estilos totalmente diferentes, alterando-se algumas poucas características na decoração. Esses estilos serão trabalhados no próximo artigo.


Cozinhas grandes

Para quem gosta de cozinhar e receber os amigos para o jantar, ter uma cozinha grande, com muito espaço é um sonho. Mas nem sempre as cozinhas grandes são aconchegantes. Para trazer praticidade e, ao mesmo tempo, conforto, as ilhas são uma boa alternativa.

A moda é transformar o espaço central da cozinha em uma área aproveitável, podendo ser instaladas pias, fogões, balcões de trabalho ou simplesmente servirem para as refeições. A grande sacada é que as ilhas são repletas de armários, conseguindo aproveitar melhor os espaços antes destinados às mesas.

Para deixar sua cozinha maravilhosa e muito prática, separamos alguns exemplos que você vai adorar.


a) Ilhas com pia e área para refeições:

Imagem de Solomon Rodgers


Imagem Solomon Rodgers


Nesses dois exemplos as ilhas substituíram as tradicionais mesas. A ideia foi proporcionar um lugar para refeições mais rápida ou, para os que amam cozinhar, permitir a companhia de amigos e familiares enquanto as refeições são preparadas. Em ambas cozinhas, os proprietários escolheram instalar na ilha a pia, onde os cortes dos alimentos são realizados e as mãos e loucas são higienizadas.


b) Cozinhas com ilhas e mesa:

Imagem de Stacy Sheeley


Nesta outra cozinha, o proprietário decidiu deixar as duas possibilidades para as refeições: o balcão e a mesa. Esta é uma boa opção para quem possui: famílias mais numerosas, para quem não se sente à vontade de fazer suas refeições em banquetas, ou quando a residência não possui uma sala de jantar.


c) Ilhas com fogão:

Imagem de Teena Cobb


A ilha pode ser usada também para receber o fogão. Apesar de muito bonita, é importante observar o quesito segurança. Para casas com crianças, por exemplo, a recomendação é manter o fogão longe do alcance dos pequenos. No exemplo acima, o fogão foi instalado em uma ilha grande, trazendo mais segurança. Mas nós encontramos projetos de cozinhas em que o fogão é instalado sem nenhuma prevenção. Abordaremos esse assunto no artigo “Como escolher os móveis da sua cozinha pensando na segurança e praticidade”.

 

d) Ilhas com balcões de trabalho:

Imagem de William Kedersha


Neste último exemplo, a ilha foi projeta como apoio, não recebendo pias e fogões. Eventualmente, elas podem receber tomadas para ligação de aparelhos e algumas banquetas para um café ou uma refeição rápida.


Nos próximos dois artigos vamos falar de estilos de cozinhas modernas, clássicas, rústicas e no estilo industrial. Vamos também te ensinar como alterar a decoração da sua cozinha gastando pouco, e como escolher os móveis que trarão maior segurança e praticidade para você e para a sua família. Esperamos por vocês.