10 Tipos de Cozinhas Para Inspirar Sua Próxima Reforma

publicado em 11 de fevereiro de 2020 | atualizado em 11/02/20
6 minutos para ler

Você está enjoado da sua cozinha e quer reformá-la? Comprou uma casa nova, mas acha que a cozinha não está com a sua cara? A casa que você comprou para investimento é antiga e precisa de um ar de modernidade para valorizá-la? Nós vamos te ajudar trazendo 10 modelos de cozinhas que vão inspirar você na sua próxima reforma.

Encontrar modelos de cozinhas na internet que se encaixam ao que você precisa, nem sempre é uma tarefa fácil. A reforma de uma cozinha depende do tamanho do imóvel, do estilo da decoração e, principalmente, da usabilidade e praticidade do cômodo. Vamos apresentar para você uma sequência de 3 artigos que vão trazer:

  • Exemplos de cozinhas integradas e fechadas para ambientes pequenos e para lugares espaçosos;
  • Dicas de como deixar sua cozinha com a sua cara sem gastar muito;
  • Como escolher os móveis da sua cozinha pensando na praticidade e segurança.


Não importa se são pequenas ou grandes. O que conta é deixá-las do seu jeito.


Cozinhas pequenas

Temos a sensação de que as cozinhas dos apartamentos estão ficando cada vez menores. Em muitas plantas a nossa impressão é de que elas foram projetadas em um corredor, sem o cuidado e a importância que elas merecem. Ora, a cozinha é uma das partes mais visitadas da casa e, por conta disso, ela deve ser vista como um cômodo diferenciado, necessitando de uma atenção especial. Para transformar a sua cozinha em um lugar aconchegante e, ao mesmo tempo prático, vamos te inspirar com duas opções, respeitando o seu modo de vida.

A primeira inspiração é reformar a cozinha para integrá-la aos outros cômodos da casa, tornando o ambiente mais espaçoso e arejado. A segunda é mantê-la fechada, como um cômodo separado, mas aplicando um toque de modernidade, deixando-a mais bonita e funcional.

 

Cozinhas integradas

Para a primeira situação, separamos alguns exemplos de cozinhas integradas.

a) Cozinhas no estilo totalmente aberto:


Imagem de Michal Jarmoluk


Imagem de PIRO4D


As cozinhas de ambiente totalmente aberto não contam com o uso de balcões ou janelas de divisão. Nestes tipos de plantas, temos a sensação de liberdade, de transição e de total interação.

Os pontos negativos ficam por conta da fumaça que pode invadir a sala e o pouco espaço para a colocação de armários. Sobre a fumaça, se o proprietário faz muita fritura, damos como solução o uso das fritadeiras sem óleo que são excelentes para controlar o cheio e eliminar as partículas de gordura que ficam no ar. A deficiência de armários pode ser facilmente resolvida com a compra de móveis no estilo de balcão, que poderão ser colocados na sala com a finalidade de armazenar loucas e utensílios de pouco uso.


b) Cozinha integrada com divisão de ambiente:

Imagem Arek Socha


A maioria das cozinhas integradas separam os ambientes por balcões, aproveitando-os para usá-los para as refeições. Quando a escolha é separar o ambiente por um móvel planejado, esses balcões podem também ser usados para armazenar utensílios, alimentos ou equipamentos como batedeiras e liquidificadores, por exemplo.

Em algumas situações não é possível eliminar totalmente a parede por questões estruturais. Nesses casos, a opção é fazer uma janela, mantendo a coluna de sustentação da cozinha, como no exemplo acima.

O charme fica por conta das cadeiras e dos bancos que podem dar um aspecto especial ao ambiente. Se a ideia é fazer um balcão estilo bar, ele deve ser mais alto, atingindo cerca de 1,10m e usado com banquetas. Se a ideia é usar o balcão como mesa, a parte de apoio para os pratos deve ficar entre 0,75cm e 0,78 cm e ser acompanhado por cadeiras estilosas.


Uma das maiores vantagens das cozinhas integradas é a interação. Se você já morou em um ambiente com cozinhas pequenas, ou já visitou alguém com essa situação de moradia, já deve ter percebido o quanto é chato ficar cozinhando ou passando um café enquanto as pessoas conversam e se divertem na sala, não é mesmo?

Mas, se você prefere um ambiente mais reservado para cozinhar com tranquilidade, ou acha que a cozinha é um cômodo que não se encaixa na decoração da casa, ou a planta da sua casa não permite fazer esse tipo de reforma, fique tranquilo, pois destacamos alguns exemplos de cozinhas charmosas e práticas.


Cozinhas não integradas

Para as cozinhas pequenas não integradas, separamos dois exemplos que vão te inspirar a aproveitar melhor o espaço. Os estilos que imprimirão sua personalidade e que farão toda a diferença, estão apresentados no artigo Dicas de como deixar sua cozinha com a sua cara sem gastar muito. 

 

a) Cozinha estilo corredor:

Imagem Michael Gaida


Essa é uma cozinha do estilo corredor, ou seja, uma cozinha retangular em que a largura é pequena, podendo medir até o mínimo de 1,5m. Nesse exemplo, como a capacidade de circulação é baixa, o proprietário optou em aproveitar ao máximo o espaço de apenas uma das paredes. Para conseguir acoplar todos os equipamentos, a cozinha recebeu móveis planejados, fogão embutido e uma cuba redonda que dá a sensação de mais espaço livre no balcão. Os armários superiores também foram projetados para receberem maior número de utensílios sem, no entanto, atrapalhar as atividades de quem cozinha. O uso do espelho em uma das portas do armário que fica em frente à sala (o último perto da porta de entrada), foi uma estratégia usada para dar maior profundidade ao ambiente.


b)  Cozinha em “U”:

Imagem Michal Jarmoluk


Para as cozinhas um pouco mais largas, o estilo de armários em “U” são os mais adequados. Eles são capazes de receberem um número maior de materiais, sem a necessidade de uso de armários extras na sala de jantar, por exemplo. Chamamos a atenção novamente para o fogão embutido que garante maior aproveitamento do balcão.

É interessante notar que duas cozinhas, com as mesmas metragens e com a mesmas disposições de móveis, podem ter estilos totalmente diferentes, alterando-se algumas poucas características na decoração. Esses estilos serão trabalhados no próximo artigo.


Cozinhas grandes

Para quem gosta de cozinhar e receber os amigos para o jantar, ter uma cozinha grande, com muito espaço é um sonho. Mas nem sempre as cozinhas grandes são aconchegantes. Para trazer praticidade e, ao mesmo tempo, conforto, as ilhas são uma boa alternativa.

A moda é transformar o espaço central da cozinha em uma área aproveitável, podendo ser instaladas pias, fogões, balcões de trabalho ou simplesmente servirem para as refeições. A grande sacada é que as ilhas são repletas de armários, conseguindo aproveitar melhor os espaços antes destinados às mesas.

Para deixar sua cozinha maravilhosa e muito prática, separamos alguns exemplos que você vai adorar.


a) Ilhas com pia e área para refeições:

Imagem de Solomon Rodgers


Imagem Solomon Rodgers


Nesses dois exemplos as ilhas substituíram as tradicionais mesas. A ideia foi proporcionar um lugar para refeições mais rápida ou, para os que amam cozinhar, permitir a companhia de amigos e familiares enquanto as refeições são preparadas. Em ambas cozinhas, os proprietários escolheram instalar na ilha a pia, onde os cortes dos alimentos são realizados e as mãos e loucas são higienizadas.


b) Cozinhas com ilhas e mesa:

Imagem de Stacy Sheeley


Nesta outra cozinha, o proprietário decidiu deixar as duas possibilidades para as refeições: o balcão e a mesa. Esta é uma boa opção para quem possui: famílias mais numerosas, para quem não se sente à vontade de fazer suas refeições em banquetas, ou quando a residência não possui uma sala de jantar.


c) Ilhas com fogão:

Imagem de Teena Cobb


A ilha pode ser usada também para receber o fogão. Apesar de muito bonita, é importante observar o quesito segurança. Para casas com crianças, por exemplo, a recomendação é manter o fogão longe do alcance dos pequenos. No exemplo acima, o fogão foi instalado em uma ilha grande, trazendo mais segurança. Mas nós encontramos projetos de cozinhas em que o fogão é instalado sem nenhuma prevenção. Abordaremos esse assunto no artigo “Como escolher os móveis da sua cozinha pensando na segurança e praticidade”.

 

d) Ilhas com balcões de trabalho:

Imagem de William Kedersha


Neste último exemplo, a ilha foi projeta como apoio, não recebendo pias e fogões. Eventualmente, elas podem receber tomadas para ligação de aparelhos e algumas banquetas para um café ou uma refeição rápida.


Nos próximos dois artigos vamos falar de estilos de cozinhas modernas, clássicas, rústicas e no estilo industrial. Vamos também te ensinar como alterar a decoração da sua cozinha gastando pouco, e como escolher os móveis que trarão maior segurança e praticidade para você e para a sua família. Esperamos por vocês.