Dicas de Como Deixar Sua Cozinha Com a Sua Cara Sem Gastar Muito

publicado em 11 de fevereiro de 2020 | atualizado em 11/02/20
5 minutos para ler

As vezes queremos fazer uma reforma geral na nossa casa, mas esbarramos na cozinha porque achamos que esse é um comodo que sempre gasta muito. Acreditamos que para ter uma cozinha charmosa que representa nosso estilo de vida, precisamos de muita verba para os azulejos caros, para os pisos de mármore e para os armários novos. Mas, como o dinheiro nem sempre é suficiente, queremos te mostrar que é possível dar uma repaginada na sua cozinha, imprimindo sua personalidade, gastando muito pouco. Duvida? Então vem comigo.

O sonho de comprar a casa própria foi realizado e agora você deseja deixar o imóvel do seu jeito. Pintar os quartos e a sala, arrumar o laminado, trocar as luminárias, comprar um novo sofá... tudo isso cabe dentro do seu orçamento. Mas aí chega a hora da cozinha e você percebe que vai custar um dinheirão para mexer com as paredes, com o chão, com a porta, com as luminárias e, ainda por cima, conseguir trocar armários, geladeira, fogão e forno. Nessa hora você percebe que a tão sonhada cozinha vai ficar para mais tarde. Mas aí te pergunto: O que você vai fazer? Você vai reformar a casa toda e deixar a cozinha sem nenhuma reforma? Será que não dá para fazer algumas poucas alterações para deixar a cozinha renovada?

Para te ajudar nessa tarefa, vou te convidar a pensar junto com a gente quais ferramentas e artimanhas poderemos usar para mudar o visual da sua cozinha sem precisar entrar em uma reforma total.

Vamos começar pensando no estilo de cozinha que você gosta. É um estilo mais clean, mais rústico, mais moderno, um estilo mais industrial ou algo mais clássico?


Para te ajudar a responder, separamos alguns exemplos:


1) Cozinha Clean: são cozinhas muito claras em que o branco praticamente domina nos móveis e eletrodomésticos.

Imagem de Jean Van Meulen



2) Cozinha Rústica: são cozinhas que lembram fazendas, com móveis da cor de madeira e muitos utensílios característicos como panelas de cobre ou de ferro penduradas.

Imagem Michael Gaida


3) Cozinhas modernas ou contemporâneas: são cozinhas com cores mais vibrantes associadas aos tons neutros como branco e preto. As superfícies são mais lisas e os espaços lembram obras de arte.

Imagem PIRO4D


4) Cozinhas Industriais: são parecidas com fábricas, com paredes e chão acimentados, canos à vista, iluminação aparente e canaletas de ferros suspensos. Possui uma frieza no ambiente principalmente pelo uso de metais. 

Imagem de Stefano Ferrario



5) Cozinhas Clássicas ou tradicionais: possuem armários que nunca saem de moda. Podem ser brancos ou mognos, possuir ou não armários com portas de vidro, ou terem azulejos brancos ou em tons pastéis. O que importa nesse estilo é saber que só conseguimos datar sua construção pelos modernos utensílios que são nela utilizados.

Imagem Solomon Rodgers


Agora que você já conseguiu identificar o que mais gosta, vamos pensar nas pequenas reformas que podemos fazer, certo?


Vamos começar pelo conceito aberto que integra a cozinha com a sala. É um estilo que hoje em dia traz um ar de casa moderna e pode estar presente em qualquer tipo de cozinha. No entanto, para que a reforma desse tipo de cozinha não custe muito, é importante saber por onde passam todos os encanamentos e onde estão as vias de sustentação. Se a sua cozinha não tiver nenhum desses obstáculos, pode ser realizada uma pequena reforma, abrindo-se um vão entre a sala e a cozinha. A vantagem é que nesse caso, não é preciso mexer com o piso e a maioria dos armários serão preservados.


Imagem Arek Socha


Estilo Clássico

 

Se os armários estiverem em boas condições, é fácil deixar a cozinha com um estilo mais clássico. Você pode pintá-los de branco ou mesmo pedir para um marceneiro trocar somente as portas ou a lâmina que reveste o móvel. Para saber se a reforma no seu armário é possível, a primeira coisa é ter certeza que ele é de boa qualidade. Depois, você vai precisar consultar um profissional de confiança, que fará uma avaliação. Se tiver dúvidas, não hesite em perguntar para outros marceneiros, afinal, alguns deles podem querer que você faça um móvel novo que custa mais caro, não é?

 

Estilo Contemporâneo

 

Agora se a opção for por uma cozinha mais moderna, o segredo está nos adesivos. Hoje em dia é possível encontrar adesivos para geladeiras, para as paredes e até para armários. A variedade de estampas impressiona. As geladeiras brancas podem “virar” inox, os armários podem ser “revestidos” laca (revestimento brilhante), e os balcões de madeira podem “virar” pedras de mármore. Além de muito realísticos, vários deles são a prova d´água, podendo ser usados inclusive nos balcões. Com esses adesivos é possível transformar sua cozinha em qualquer estilo.

Mas você pode também usar outras estratégias para deixar o ambiente mais contemporâneo, como usar cores fortes nos detalhes e abusar dos quadros impressionistas como no exemplo abaixo.

Imagem de PIRO4D


Se não quiser mexer com os móveis, é possível obter um estilo moderno, usando cores fortes somente em alguns lugares estratégicos da cozinha, como por exemplo, entre os vãos dos armários, banquetas, eletrodomésticos, como máquinas de café e batedeiras, e utensílios como xícaras e panelas.

Para você perceber como os retoques podem fazer a diferença, imaginem como ficaria a cozinha abaixo se no lugar do vermelho, o proprietário tivesse optado pela cor branca. Ficaria sem graça, não acham?


Imagem Michal Jarmoluk



Estilo Industrial

 

O cimento queimado nas paredes e no chão são bem característicos das cozinhas do tipo industrial. Se o dinheiro não for suficiente para esse tipo de revestimento (que não é tão barato como imaginamos), a pintura na cor cinza já ajuda. No entanto, esse estilo precisa de mais elementos para virar um modelo industrial. Usar muitas peças de ferro ajudam na caracterização como canaletas externas, torneiras, banquetas, prateleiras e, se possível, uma coifa de ferro. O uso de lâmpadas suspensas por fios aparentes também dá um charme especial à cozinha.   

Imagem de Stefano Ferrario



Estilo Rústico

 

Para transformar sua cozinha em um estilo rústico, você pode optar para os papéis de parede laváveis com estilo de tijolos a vista, usar plantas e abusar dos acessórios de decoração como bules, xícaras de ferro e panelas penduradas. O interessante para esse modelo, é o uso de moveis de cor de madeira que dão um ar mais de fazenda, mas isso não é regra. Abaixo você vai observar um estilo de tijolos aparentes e algumas peças de decoração que farão a diferença.


 

Imagens Desise Husted e StochSnap



 Imagens Alex Roma e Solomon Rodgers


Agora que você já conheceu alguns truques para dar uma alterada no visual da sua cozinha.


Leia também os artigos:

Como escolher os móveis da sua cozinha pensando na segurança e praticidade

10 tipos de cozinhas para inspirar a próxima reforma