Você sabia que existe limite de idade para financiamento?

publicado em 12 de agosto de 2022 | atualizado em 12/08/22
2 minutos para ler

A idade máxima para financiamento mudou. Entenda essa alteração e planeje melhor a compra do seu imóvel.

Financiamento na terceira idade - qual o limite?


As condições para a compra de um imóvel foram readequadas com o passar do tempo. Isso porque, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, a expectativa de vida aumentou em 31 anos desde 1940.

Essa é uma das informações das Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, referentes a 2019. Os números fornecidos pelo estudo são um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário - criado pela Lei nº 9.876 de 1999, trata-se de um índice aplicado no cálculo do valor do benefício de determinadas aposentadorias.

Atualmente, desconsiderando o cenário pandêmico, a perspectiva dos homens é de 73 anos. Já para as mulheres, a longevidade é sete anos acima, chegando aos 80 anos. Mas mesmo com esse prolongamento significativo, os bancos definem regras para aprovação desse tipo de investimento.


Então quais são as normas para conquistar esse bem?


As regras referentes ao limite de idade são importantes para garantir que a pessoa cumpra com o compromisso assumido. Com isso, bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil aumentaram para 80 anos e seis meses o limite de idade para o financiamento de um imóvel. 

A Caixa Econômica Federal já operava com esse prazo, antes mesmo das mudanças nas regras, por isso não realizou alterações. Já no Santander, os financiamentos podem ser em até 35 anos - ou 420 meses.

Mas, de forma geral, caso o solicitante deseje fazer um financiamento pelo período de 30 anos, ele deve ter a idade limite de 50 anos e 6 meses. Se o cliente tiver exatos 75 anos, o financiamento poderá ser realizado apenas no prazo de 5 anos e 6 meses (no máximo 66 meses).


Além do fator idade, outras regras para esse investimento são:

  • Comprovar, com documentos, que está em ordem com o sistema fiscal e judiciário;
  • Não ter o nome incluído em órgãos de proteção de crédito, como o SPC e Serasa;
  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Demonstrar a existência de renda suficiente para quitar as prestações durante o tempo determinado;
  • Pagar parcelas que não ultrapassem o valor de 30% da renda mensal familiar.


É importante ressaltar que cada instituição possui requisitos e normas próprias, para além das que foram citadas anteriormente. Por isso, sempre leia as informações atentamente e busque sanar todas as dúvidas com um especialista na área.


E é verdade que o parcelamento encarece devido a idade?


Independentemente da idade, quem faz um financiamento imobiliário precisa contratar um seguro habitacional. Essa apólice é uma garantia de que a dívida será quitada na ocorrência de um sinistro.

O cálculo das taxas segue uma lógica diferente: quanto mais idoso for o solicitante, maiores os valores das tributações. Então sim, inevitavelmente, as parcelas pagas pelos mais velhos são mais caras.

Isso acontece porque, para as instituições financeiras, quanto mais avançada a idade, maiores são os riscos de invalidez permanente, diminuição das fontes de renda ou morte. Por isso os seguros imobiliários ficam mais caros conforme o passar dos anos. 

Mas saiba que o fator tempo não é um impeditivo. Existem algumas alternativas interessantes para fazer com que as prestações reduzam e o financiamento aconteça de uma forma mais fácil. 

Conte com uma equipe especializada para te ajudar a financiar o seu imóvel e fazer as negociações necessárias. Conte com a Biasi Leilões!


Converse com nossos profissionais e entenda como podemos ajudar você nessa conquista!