3 passos para comprar peças em desmanche no Detran

publicado em 30 de agosto de 2022 | atualizado em 06/09/22
2 minutos para ler

Você sabia que peças de desmanche representam uma oportunidade valiosa de ganhar dinheiro ou economizar com o mecânico? Descubra como neste post!

Leilão de sucata: o que é?


Quando falamos a palavra ''leilão'', a maioria das pessoas já pensa automaticamente em casas ou apartamentos. Mas você sabia que existem outras modalidades de arremate, que também guardam vantagens muito rentáveis? Hoje estamos falando do leilão de sucata.

De acordo com o artigo 328, do Código de Trânsito Brasileiro, o termo sucata serve para definir todo veículo automotor recolhido ou apreendido que não esteja apto a trafegar, seja por avaria grave ou por falta de peças.

Segundo o mesmo artigo, só é levado a leilão ''o veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, contado da data de recolhimento [...]''. As confiscações são feitas em 3 situações básicas: infração, acidente e abandono.

Essa ação tem como objetivo desocupar os pátios do Detran e saldar débitos do antigo proprietário, sejam multas e/ou parcelas do financiamento e IPVA atrasados, por exemplo.


E como faço para participar?

Participar de um leilão de sucatas é algo relativamente simples. Para te ajudar, separamos os 3 passos que precisam da atenção de quem deseja entrar nesse ramo. Confira!

  1. Cadastro de sucateiro

Para quem deseja colocar os automóveis em leilão, não basta chegar até o local e dizer que está participando daquela ação. As vendas de um lote de leilão de sucateiros só podem ser feitas com a seguinte condição: a pessoa, popularmente chamada de sucateiro, precisa ter um cadastro no Detran como ''Empresa de Desmonte''.

  1. Cadastro na leiloeira

Agora, se você gostaria de participar como comprador, é preciso realizar um cadastro diretamente na leiloeira organizadora do evento. Para fazer essa inscrição, basta fornecer os seguintes dados: 

  • Nome completo; 
  • E-mail e outras informações de contato;
  • RG e CPF.

Em seguida, você apenas precisa aguardar a aprovação e realizar a habilitação.

  1. Aprovação e habilitação

Em geral, as aprovações ficam após 10 minutos. Em seguida, para se tornar habilitado, você precisa fazer login no site da leiloeira (que você acabou de se cadastrar) e escolher a ação que deseja participar. Simples assim.

E tudo pronto. Agora você já está apto a participar de um leilão de sucata!


Fiz todos os passos, quais cuidados devo ter agora? 

Como um veículo sucateado não está apto a trafegar, consequentemente, constitui infração conduzir o mesmo - inclusive após reconstrução. A única ação permitida é o aproveitamento das partes que podem estar em ótimo estado de conservação.

Outro ponto importante é que, mesmo que os preços sejam baixos, os pagamentos devem ser feitos à vista. Por isso, se planeje corretamente para esse momento.

Além disso, alguns detalhes que merecem sua atenção, pois irão garantir um bom negócio no arremate, são: 

  • Confira as condições presentes no edital do leilão;
  • Ao fazer a vistoria, realize uma avaliação apurada do estado do veículo sucateado - porque se você arrematar, é exatamente isso o que vai levar;
  • Pense na possibilidade de ter um especialista de confiança acompanhando a vistoria; 
  • Busque informações sobre a empresa credenciada a realizar o desmanche.

Os leilões são excelentes oportunidades de investimento, até mesmo quando estamos falando de ''sucata''. Você, no final das contas, irá encontrar peças com qualidade, em ótimo estado de conservação e o melhor: pelo menor preço possível.

Conte com uma equipe especializada para te ajudar a investir nas peças certas do desmanche, e também auxiliar nos processos e negociações necessárias. Conte com a Biasi Leilões!


Converse com nossos profissionais e entenda como podemos ajudar você nessa conquista!