Razões para pesquisar um apartamento em leilões

publicado em 02 de março de 2023 | atualizado em 09/03/23
4 minutos para ler

Procurando por um apartamento? Então este post é para você. Confira as vantagens de investir neste imóvel e como se planejar para uma boa compra.

O sonho do imóvel próprio


Segundo o Censo QuintoAndar em parceria com o Datafolha, publicado em fevereiro de 2022, o lar próprio é um sonho para 87% da população. Baseado em entrevistas realizadas em todas as regiões do país, o estudo aponta que os brasileiros colocam a compra e quitação de um imóvel acima de religião, filhos e casamento.


No total, foram entrevistadas 3.816 pessoas, acima de 21 anos, entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021. Os dados da pesquisa revelam que, além de ser um sonho de consumo, é o lugar predileto de boa parte dos perguntados - 76% dos entrevistados concordam com a frase “Minha casa é onde passo a maior parte do meu tempo” e 95% concordam com a frase “Minha casa é meu lugar favorito”.


Outros pontos importantes do Censo são o planejamento financeiro e a motivação da população. A análise aponta que as pessoas querem comprar, mas a maioria não tem condições de realizar esse desejo. Confira alguns dados:


  • 57% das pessoas querem comprar um imóvel;
  • Mas somente 45% dos que querem fechar negócio possuem um planejamento financeiro para isso. Dentro desse número, observamos que:


  • 58% pertencem classe AB;
  • 52% não têm filhos;
  • 51% moram na Região metropolitana;
  • 40% moram no interior.


Em relação às motivações para comprar um imóvel, temos as seguintes respostas:


  • 43% Não ter que pagar aluguel;
  • 37% Realizar o sonho da casa própria;
  • 13% Ter estabilidade financeira;
  • 11% Para investir.


Quem pretende investir em imóvel, busca por boas ofertas no mercado. Afinal, quanto menor o valor pago, maior será o lucro - principalmente em caso de contrato de aluguel ou venda. E para quem está em busca desse tipo de ''pechincha'', a melhor oportunidade está nos leilões.


Motivos para você procurar um apartamento em leilão


A maior vantagem de comprar um imóvel em leilão é a economia. Em alguns casos, o comprador consegue descontos de até 60%


No caso dos apartamentos, a redução de valor é ainda maior. Isso porque esse tipo de residência possui vários serviços inclusos na taxa de condomínio, como água, gás, segurança, luz externa, limpeza, dedetização, entre outras - comodidades estas que, ao morar em uma casa, você terá que contratar terceiros, gerando muitas despesas extras.


Outras boas razões para participar desse arremate são:


  • Maior segurança


Os condomínios oferecem inúmeros equipamentos de segurança para uma vivência tranquila, seja sozinho ou acompanhado. Contando, por exemplo, com câmeras de vigilância ao redor dos prédios, serviço de portaria 24/7, equipes de monitoramento atentas a possíveis perigos e mecanismos de entrada, que permitem o controle de acesso no condomínio, de modo que apenas pessoas autorizadas circulem no ambiente.


Então, caso você decida viajar, sua ausência não será tão evidente quanto em uma casa térrea.


Além disso, algumas residências possuem espaços de lazer monitorados e fechados, para que os pequenos brinquem em segurança e interajam com as outras crianças que moram no mesmo prédio.


  • Conflitos (raros) mediados 


É comum que desavenças entre vizinhos que moram em casas terminem em delegacias ou em processos judiciais. Apesar dessa situação ser mais difícil de acontecer em prédios, devido às regras de convivência pré-estipuladas, os síndicos atuam como mediadores de conflitos. Assim, os problemas são solucionados com maior tranquilidade e diálogo, fazendo valer as normas internas.


Uma das principais diretrizes rege sobre a Lei do Silêncio, cujo cumprimento já costuma garantir maior tranquilidade para os moradores.


  • Conforto e comodidade


Viver em condomínio significa desfrutar dos benefícios das áreas de lazer que, além de agregarem valor, também aumentam a qualidade de vida. Imagine o cenário: depois de uma semana cansativa no trabalho, é possível relaxar na piscina, brincar com as crianças e até mesmo fazer um churrasco com os vizinhos. E tudo isso sem precisar sair de casa!


Destacamos também que, com os novos vizinhos, você ainda garante uma rede de apoio e amigos, já que eles podem ajudar em caso de imprevistos ou emergências. Para os que têm filhos, essa relação é ainda melhor, pois os ambientes comuns contribuem na socialização com outras crianças, colaborando para o desenvolvimento de cada um.


E além dos fatores citados acima, ao optar por um apartamento, você terá: a liberdade de viver em um lugar exclusivo e personalizado, com os acabamentos que mais têm a ver com o seu gosto (de acordo com as condições estruturais do edifício); o aumento da valorização com o passar do tempo, graças ao crescimento e desenvolvimento da cidade onde o imóvel está localizado; e a presença de alguém para assinar o recebimento de encomendas e correspondências.


De que modo posso planejar essa compra?


Como falamos anteriormente, menos da metade dos que desejam comprar um imóvel possuem um planejamento financeiro para isso. 


Se organizar é fundamental para alcançar qualquer objetivo, e para a aquisição de um apartamento a história não muda. Então:


  • Estabeleça suas prioridades, definindo estrategicamente quais são as características que ele precisa ter para atender as expectativas. Pense desde o tamanho e quantidade de quartos, até as condições e requisitos externos (se existem alternativas de transporte público, academias, restaurantes, padarias, escolas, etc);


  • Coloque um limite nos gastos. Lembre-se que, além dos custos do empreendimento, existem outros gastos extras que precisam ser realizados, como o registro do imóvel, reformas ou reparos;


  •  Defina a maneira de pagamento. A forma mais comum é por meio do financiamento ou do consórcio imobiliário. Mas para obter o maior número de informações possíveis e determinar a melhor proposta dentro da sua realidade, recomendamos que você converse com um profissional da área.



Agora que você já sabe quais são as vantagens de comprar um apartamento e como se planejar para fechar um bom negócio, basta procurar o investimento certo. Conheça as oportunidades da Biasi Leilões e conquiste o imóvel dos seus sonhos!


Converse com nossos especialistas e entenda como podemos ajudar você nessa conquista.