6 passos para não cair em leilões falsos

publicado em 20 de março de 2023 | atualizado em 30/08/23
4 minutos para ler

Se você vai participar de um leilão online e não sabe como identificar sites falsos, confira as dicas que a Biasi preparou e previna-se contra golpes.

Leilões na mira dos golpes


Os golpes online cresceram no país e tem causado muitos prejuízos às pessoas. Segundo um mapeamento realizado pela OLX e pelo AllowMe, ferramenta de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, os brasileiros sofreram um prejuízo estimado em R$551 milhões somente em 2022. 


Representando uma opção lucrativa de negociação, que precisa de poucos cliques e pode ser feita sem sair de casa, os leilões também têm sido alvo de armadilhas.


De acordo com o Correio Braziliense, desde 2019 mais de 2 mil sites falsos foram identificados. Apenas em 2021, foram relatados 1063 plataformas fraudulentas - o que representa pouco mais que o dobro descoberto em 2020 (510). Essas informações demonstram que a tendência é que esse tipo de infração se torne cada vez mais frequente.


Para o delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo, André Junji Ikari, ''mesmo agora, com a volta das atividades presenciais, os golpes dos falsos leilões continuam acontecendo. A maior dificuldade é identificar o servidor que hospeda esses sites, pois muitos estão em países que não têm acordo em matéria penal com o Brasil, como a China."


A tática para aplicar o golpe inclui a criação de um site com informações importantes, como telefone e e-mail, na tentativa de passar credibilidade. Geralmente, esse tipo de plataforma também exibe os dados de pagamento no rodapé da página, com ícones de cartões e boleto.


E as fraudes podem ocorrer de diversas formas, incluindo, além da falsificação de dados, a venda de propriedades que não estão legalmente disponíveis ou a manipulação dos lances.


A venda de propriedades indisponíveis ocorre quando o vendedor não é o proprietário legal do bem ou quando o mesmo está hipotecado, logo o indivíduo não possui esse direito de venda.


Já a manipulação acontece quando os ‘’organizadores’’ do leilão aumentam artificialmente os preços dos lances, ou quando as propostas são feitas por laranjas (indivíduos contratados para fazer ofertas em nome de outra pessoa).


Detalhes que você deve ter atenção


Em janeiro de 2023, dois moradores de Minas Gerais perderam mais de R$60 mil após entrarem em um site duplicado de leilões. O acusado é um homem, suspeito de integrar associação criminosa voltada para prática de crimes de estelionato, na modalidade ''falso leilão de veículos''.


Esse foi apenas um, dentre os inúmeros casos de arremates fraudulentos. Dessa maneira, além da repetição de plataformas, atente-se as seguintes artimanhas praticadas por estelionatários:


  • Nova modalidade de venda ''do nada''


Existem sites que leiloam apenas carros, por exemplo. Então, desconfie caso um imóvel ou outro bem apareça à venda.


Os golpistas se aproveitam da credibilidade de uma instituição, que é reconhecida no mercado, para copiar informações como logomarca, modelo de site e até mesmo o nome para aplicar a fraude.


  • Pagamento via WhatsApp


Independente do tipo de transação que será realizada (ainda mais se envolver uma grande quantia de dinheiro), esteja atento a negociações via aplicativo de mensagens, como o WhatsApp. 


Uma empresa íntegra jamais vai propor um mecanismo de pagamento como este - e muito menos enviar boletos ou pedir dados por esse aplicativo.


  • Sites repetidos no buscador


Os golpistas podem se aproveitar de nomes verdadeiros, de empresas já existentes e reconhecidas no mercado, para aplicar as fraudes. Mas a URL costuma indicar se a página é verdadeira ou não, seja na barra de endereços do navegador ou passando o mouse por cima (sem clicar) de links internos.


Infelizmente, essa realidade atinge todos os setores que operam por meio da internet, tanto no Brasil quanto no mundo. 


Por isso, lembre-se: se você foi vítima de um golpe dos falsos leilões, entre em contato com a polícia e faça um boletim de ocorrência o mais rápido possível!


Como identificar um site falso em 6 passos


Para evitar cair nesses golpes, os interessados devem confirmar, por meio dos canais oficiais, se o leilão está sendo processado pelo órgão designado: a Junta Comercial do Estado.


Outras orientações importantes são:


1. Veja o domínio (endereço) do portal escolhido e se a URL termina com ''.com.br''. No Brasil, os sites oficiais de leilões devem ser registrados assim e não com ''.com'', ''.com/br'', entre outros;

2. Certifique-se da possibilidade de visitar o bem a ser leiloado;

3. Entre em contato com a Junta Comercial para ver se os registros realmente existem;

4. Confira o conteúdo da página com atenção. Busque por possíveis erros de português, montagens com fotos/vídeos e outras características suspeitas;

5. Só efetive o pagamento se o boleto ou conta estiverem com o nome correto. Por lei, nenhuma outra pessoa ou empresa pode receber qualquer valor referente aos arremates feitos em leilões online ou presenciais;

6. Busque, nas descrições, as credenciais do leiloeiro oficial registradas na Junta Comercial. Em sites falsos, você encontrará apenas uma denominação fantasia, não constando o nome do responsável e dizendo que somente atendem via celular ou WhatsApp.


Sabendo quais são os cuidados essenciais, chegou a hora de confirmar que a Biasi Leilões atende a todos os requisitos citados neste conteúdo. Além de um site com certificado de segurança e senhas criptografadas, temos:



  • Uma equipe multidisciplinar com especialidades nas áreas de: marketing, atendimento ao cliente, design, consultas, avaliações, engenharia e administração;


  • Um leiloeiro oficial, matriculado na Junta Comercial do Estado de SP, sob o nº 616, considerado por muitos o melhor leiloeiro do país


Com mais de 2500 imóveis vendidos em leilão nos últimos 5 anos e mais de 30 anos de atuação no ramo, Eduardo leiloeiro é bem avaliado por seus clientes, com poucas reclamações registradas. Isso demonstra sua habilidade em estabelecer relações de confiança, tanto com os compradores quanto vendedores.


Outro ponto é que Biasi cobra preços tabelados, iguais aos de outros leiloeiros - o que significa que o custo não é um fator decisivo na escolha do leiloeiro certo.


Com uma base de clientes leais e satisfeitos, a Biasi Leilões tem um histórico de sucesso que é difícil de ignorar. Se você está procurando confiança e experiência, somos a escolha certa para você.


Acesse nosso site, converse com nosso time e entenda como podemos ajudar você nessa conquista.