4 sugestões para garantir uma negociação de sucesso no leilão

publicado em 24 de fevereiro de 2023 | atualizado em 24/02/23
3 minutos para ler

Realizar uma compra de sucesso pode ser uma tarefa difícil. Então, preparamos um post com 4 dicas para te ajudar nessa missão. Confira!

Quem pode participar de um leilão?


Realizado de maneira presencial ou virtual, os leilões são uma modalidade de compra e venda de imóveis, automóveis, aparelhos eletrônicos, entre outros. Eles funcionam quase exatamente da maneira que vemos em filmes: há a estipulação de um preço mínimo para cada item oferecido e, por via de regra, quem oferece o melhor lance é quem arremata.


Neste tipo de negociação, qualquer pessoa física ou jurídica maior de 18 anos que esteja no gozo dos seus direitos e obrigações pode participar. Mas, como cada leilão possui suas regras, é preciso estar atento ao edital.


Geralmente são impedidos:


  • Tutores;
  • Curadores;
  • Testamenteiros;
  • Administradores;
  • Síndicos;
  • Liquidantes;
  • Juiz, membro do Ministério Público e da Defensoria Pública, o escrivão e os demais servidores e auxiliares da Justiça.


Além disso, segundo a Lei nº 13.105, também são impedidos: advogados de qualquer das partes; leiloeiros e seus prepostos, quanto aos bens de cuja venda estejam encarregados; e servidores públicos em geral, quanto aos bens ou aos direitos da pessoa jurídica a que servirem ou que estejam sob sua administração direta ou indireta.


Agora que você sabe quem não pode arrematar em leilão…


Confira 4 dicas de ouro para uma negociação de sucesso


Adquirir bens dessa maneira é altamente vantajoso, principalmente pelos descontos - que podem chegar a 50%. E para que esse processo seja feito com segurança, separamos algumas orientações para você.


São elas:


  1. Leia e releia o edital


No edital estão as principais informações sobre o item a ser leiloado. Nele, você encontrará a data da arrematação, valor mínimo de venda, estado de conservação, quem está vendendo e o responsável por cada um dos custos excedentes, impostos, taxas, entre outros dados. 


Se informar corretamente é a base para uma boa compra.


  1. Faça uma visitação minuciosa


O bem não poderá ser devolvido sob a alegação de problemas não-aparentes. Por isso, marque uma visita antes de fechar negócio e atente-se às seguintes orientações:


  • Qual a localização, nível de segurança e valorização da área;
  • Serviços existentes na região e se há fácil acesso à locais que você costuma frequentar - escola, trabalho, centros de lazer, cursos, entre outros;
  • Iluminação e ventilação no ambiente;
  • Converse com os vizinhos, zeladores e síndicos. Pergunte se o lugar é muito barulhento, se já houve enchente ou inundação, como é o convívio com a vizinhança;
  • Do lado de fora, observe a calçada e confira se ela está rachada ou trincada. Na hipótese do imóvel ser uma casa, também verifique se o terreno está limpo, tem local para escoamento de água (principalmente se o lote tiver partes cimentadas) e a presença de barrancos que precisem da construção de muros de arrimo;
  • Procure descobrir trincas, rachaduras, infiltrações e mofo na construção, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora;
  • Verifique o funcionamento da água, luz e esgoto:
  • Teste as tomadas, torneiras, vasos sanitários, chuveiros e lâmpadas, por exemplo;
  • Confira os registros;
  • Abra portas, gavetas e janelas, e confira se estão funcionando normalmente (ou se escondem algum defeito do imóvel).


  1. Defina seu lance


Não participe do leilão com a expectativa de comprar pelo lance mínimo. Embora os valores sejam atrativos, esteja ciente de quanto você quer gastar. Então, além de levar em consideração as despesas da aquisição (como financiamento), é preciso considerar os custos de condomínio, manutenção e IPTU.


Portanto, defina um lance máximo e evite se deixar levar pela emoção do momento e magia do leilão. Não queremos que você tenha dívidas que resultem em dores de cabeça.


  1. Tenha um time altamente capacitado ao seu lado


O apoio de profissionais especializados certamente evita dúvidas e prejuízos. Nossa equipe estará presente em todo o processo - porque queremos garantir que todas as etapas sejam feitas de forma segura e assertiva, livre de quaisquer dúvidas.


Conte conosco para te ajudar a fazer um investimento certo e auxiliar nos processos e negociações necessárias. Conte com a Biasi Leilões!


Converse com nossos profissionais e entenda como podemos ajudar você nessa conquista.