Imóvel em leilão: 4 cuidados essenciais antes de realizar a compra

publicado em 17 de outubro de 2022 | atualizado em 19/10/22
2 minutos para ler

Pensando em arrematar um imóvel em nossos leilões? Confira 4 cuidados essenciais antes de fechar negócio.

Negócio seguro: passos importantes antes de comprar imóveis em leilão


Não faltam motivos para realizar uma compra de um imóvel por meio de um leilão. Seja presencial ou on-line, o funcionamento é o mesmo: o bem é colocado em oferta e os interessados podem dar lances - e a maior proposta fará o arremate da propriedade.

Eles podem acontecer de duas maneiras: judicial ou extrajudicial. Ambas seguem especificações legais. O primeiro caso é uma consequência de um processo de execução, isto significa que, quando o devedor não tem dinheiro para quitar uma ou mais dívidas, o imóvel precisa ser vendido para garantir o pagamento.

Já o segundo pode acontecer por duas razões: quando uma pessoa física ou jurídica deseja se desfazer do bem com rapidez e sem tantas burocracias ou quando o proprietário não cumpre o pagamento das parcelas do financiamento (inadimplência de alienações fiduciárias).

Os valores reduzidos para a compra definitivamente são o principal atrativo dessa modalidade de investimento - já que a redução do preço pode chegar aos 70%. Contudo, não se esqueça que, assim como todo investimento, existe uma série de cuidados que devem ser tomados.


O que você precisa saber antes de fechar negócio?

Mesmo sendo uma modalidade de investimento tranquila e segura, comprar em leilão é uma atividade que requer atenção e preparo. Por isso, separamos 4 cuidados importantes para você evitar problemas. São eles:

  1. Conheça o edital


É de grande importância que o edital seja muito bem entendido pelo futuro comprador. Esse documento contém todas as informações necessárias sobre o imóvel, como: estado de conservação, preço mínimo para lance, ocupação, comissão do leiloeiro, formas de pagamento, entre outras.

  1. Verifique a presença de pendências


É preciso checar se as contas estão em dia. No caso do IPTU, por exemplo, peça uma Certidão Negativa de Débitos à prefeitura. Já para o condomínio, pergunte ao síndico sobre a existência de dívidas. Alguns de nossos editais preveem que, parte do valor arrematado, será destinado ao pagamento dessas contas. Por isso, tire todas as dúvidas com nossos especialistas.

  1. Faça uma visita e considere a necessidade de uma reforma


Antes de dar um lance, procure nossa equipe e agende uma visita ao imóvel de interesse. Assim, você poderá ver com os próprios olhos se uma reforma é necessária e conseguirá colocar ''na ponta do lápis'' os possíveis gastos.

  1. Tenha um time especializado ao seu lado


O apoio de profissionais especializados certamente evita dúvidas e prejuízos. Nosso time estará presente para garantir que a compra seja segura e assertiva, responder quaisquer dúvidas, acompanhar o leilão e todos os processos seguintes ao arremate.

Conte conosco para te ajudar a fazer um investimento certo e auxiliar nos processos e negociações necessárias. Conte com a Biasi Leilões!


Converse com nossos profissionais e entenda como podemos ajudar você nessa conquista!