Como Escolher os Móveis da Sua Cozinha Pensando na Segurança e Praticidade

publicado em 11 de fevereiro de 2020 | atualizado em 11/02/20
6 minutos para ler

A impressão que temos quando olhamos as fotografias das cozinhas modernas, projetadas em ambientes abertos, compartilhadas com as salas de estar por exemplo, é que ninguém cozinha nelas. Nos perguntamos: como essas pessoas conseguem manter a cozinha sempre em ordem? Como fazemos com a louça? Precisamos lavar todo o copo que usamos para que a casa se mantenha organizada? Não se estresse com esses questionamentos, pois neste artigo vamos te contar que essas cozinhas nem sempre representam a realidade.

As cozinhas que encontramos nas revistas, principalmente assinadas por design de interiores, são lindas. Parecem que foram pensadas para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos que quase nunca preparam suas refeições. Mas quando imaginamos essas cozinhas nas residências de famílias grandes, que fazem suas refeições três vezes por dia, é difícil pensar como manter o fogão sem panelas e a pia sem louças.

A primeira coisa que precisamos pensar é que a maioria das cozinhas representadas nas fotografias, foram elaboradas para fins de divulgação do trabalho do arquiteto ou do design. Esses profissionais não estavam pensando da usabilidade desse cômodo, quantas pessoas poderiam ser servidas, ou se haveria crianças no ambiente. Para criarem esses espaços que brilham os nossos olhos, os profissionais usaram todos os recursos disponíveis para impressionar.

Pensando nisso, precisamos tomar muito cuidado quando usamos essas cozinhas como modelos para as nossas reformas. Elas podem e devem ser usadas, aliás, foram feitas para servir de inspiração. Mas antes de colocar em prática tudo aquilo que vemos, são necessários alguns ajustes para tornar sua cozinha mais funcional e segura.

Destacamos alguns pontos que merecem atenção.

 

1) Área molhada das pias

A área molhada é aquela parte da pia um pouco mais rebaixada e que impede da água escorrer no chão, no fogão ou na área de trabalho. O tamanho dessa área deve ser suficiente para escorrer a louça e evitar que respingos de água molhem outras áreas que deveriam permanecer secas.

O problema é que quando olhamos uma cozinha “cenário”, essas áreas molhadas quase que inexistem. Isso ocorre pois, as pedras lisas, sem os rebaixamentos, são mais bonitas e acabam sendo as preferidas dos pelos arquitetos para criar um ambiente mais moderno. Olhe os exemplos:

Imagem Solomon Rodgers


No exemplo acima, tanto a pia do balcão quanto a pia da ilha não possuem área molhada.


Imagem Michael Gaida


Algumas cozinhas possuem dentro dos seus armários escorredores de pratos, talheres e copos, que podem dar a impressão de que a área molhada não é necessária, como nesse segundo exemplo. O inconveniente é que, na maioria das vezes, os espaços reservados para esse fim dentro dos móveis, são pequenos e não aceitam peças maiores como panelas e copos de liquidificadores. Assim, recomendamos que se reserve uma pequena área que seja suficiente para escorrer essas peças maiores.

Se uma área molhada não for suficientemente delimitada, a água escorrerá pelo chão e armários, estragando-os. Além de provocar perda do móvel, a água no piso pode acarretar enorme sujeira e se tornar um perigo para quem transita por ela.

 

2) Proteção dos armários contra água

Nas cozinhas “cenário”, é comum vemos muitos móveis que ficam rentes ao chão.

Imagem Solomon Rodgers


Não veríamos nenhum problema nesse tipo de configuração se morássemos em outro país. Aqui no Brasil, ainda temos a cultura de lavarmos o chão da cozinha, do banheiro, do quintal... com muita água.

Agora, imagina essa cozinha da fotografia acima em uma residência com hábitos de lavagem 1 vez por semana. E, ainda por cima, com lavagens feitas jogando-se baldes de água. Por mais que os móveis tenham qualidade, com certeza não resistiram a tanta água.

Mas, se você gosta ou sente a necessidade de lavar sua cozinha frequentemente, opte por móveis suspensos.

 

3) Instalação do fogão

Esse é o tema mais delicado e importante da nossa lista porque envolve a segurança. Em várias cozinhas “cenário” os fogões são instalados nas ilhas, sem nenhuma proteção. Essa escolha de decoração é muito perigosa e deve ser evitada ao máximo.

Imagem Arek Socha



Para tentar mostrar os riscos, imagine o que aconteceria se uma criança de 5 ou 6 anos entrasse em uma cozinha como essa na foto acima, com panelas quentes, em cozimento. O que poderia acontecer se ela tentasse pegar alguma coisa perto do fogão? E se tivesse alguma frigideira? Como seria possível proteger uma criança pequena que circula pela ilha dos respingos de óleo?

 

Apesar dos riscos eminentes, existem algumas formas de deixar a cozinha mais segura mesmo com o fogão na ilha. Para isso, é importante que a cozinha seja ampla, e a ilha seja grande o suficiente para deixar um largo espaço nas laterais e atrás do fogão. Um ótimo exemplo temos na cozinha abaixo:

Imagem de Teena Cobb


Nesta cozinha, o proprietário optou por instalar o fogão na parte central do cômodo, mas deixou espaços seguros para que não haja nenhum acidente com crianças, ou possíveis deslizes de panelas.


4) Para cada ambiente, um tipo de madeira


Móveis Laminados

Os móveis laminados são os mais usados porque aguentam peso, são fáceis de limpar, possuem diversos acabamentos e é um excelente custo benefício. Mas antes de comprar em alguma loja de planejados ou fechar contrato com algum marceneiro, é importante saber qual tipo de material será usado. Os mais comuns são o MDF e o MDP. Ambos possuem características próprias como porosidade, maleabilidade e resistência à água.

Para ambientes molhados como as cozinhas, ou para residências próximas aos mares que sofrem com a maresia, a melhor opção é o MDF. Alguns marceneiros poderão até tentar te convencer que o MDP, mesmo que não seja a prova d´agua, é resistente em ambientes úmidos, pois ele é revestido por uma placa de laminado. Desconfie desse tipo de argumento. Percebam que as placas são coladas, e se o trabalho não for bem feito, a água infiltrará no seu móvel, estufando-o e, em muitos casos, chegando a desmanchar. Não vale a pena escolher uma madeira um pouco mais barata para ser instalada na cozinha, pois no final, o prejuízo poderá ser bem maior.


Laca

Outro tipo de revestimento é a laca. Ela é brilhante, fácil de limpar e traz um visual bem moderno. Como se trata de um revestimento, é necessário ter os mesmos cuidados do processo de laminado. A escolha da madeira, se MDF ou MDP, poderá influenciar na durabilidade dos armários.

A desvantagem desse tipo de revestimento é que a laca risca facilmente e perde a cor com o passar dos anos se exposta ao sol.

Imagem PIRO4D


Madeira maciça

As cozinhas de madeira maciça são lindas, duráveis e muito pesadas. As paredes precisam de uma boa estrutura para aguentar o peso da madeira e dos utensílios que serão guardadas nos armários. Elas são bem caras, a manutenção não é simples e o processo de limpeza nem sempre é muito rápido. Outro problema é que, mesmo usando óleos especiais, é difícil impedir que o móvel escureça.

 

Inox

E por fim, os móveis de aço inox são duráveis, resistentes e também são fáceis de limpar. A desvantagem fica por conta do ambiente, dando a impressão de frieza e impessoalidade. Para melhorar esse quesito, opte em usar cores fortes em algumas partes do móvel ou em objetos que fazem parte da decoração.

Imagem Stefano Ferrario


Mas e a louça? Será que não tem jeito? Tem que ficar lavando as peças toda hora?

Na vida real, é impossível deixar a pia limpinha por um longo tempo, principalmente se a família é numerosa.

Para não precisar enlouquecer lavando a louça toda hora, ou brigando cada vez que alguém deixa uma peça suja na pia, vamos te mostrar um macete das cozinhas em conceito aberto.

 

As cozinhas que são projetas para serem realmente usadas, possuem como artimanha esconder a pia (e a bagunça) atrás do balcão. Para a estratégia dar certo, o balcão teve ser uns 20 cm mais alto do que a pia. Dessa forma, é possível esconder toda a louça, impedindo que a visita que se encontra na sala, consiga ver a desarrumação. Essa técnica foi usada na cozinha modelo abaixo:


Agora se não for possível deslocar a pia para o balcão, pode ser usado um divisor de ambientes, como uma cortina por exemplo. Apesar de não muito usual, se for usada com estilo, a sua casa pode ficar um charme.


Na imagem acima, a cortina está aberta, encostada do lado direito da foto.


Esperamos ter te ajudado com os cuidados necessários ao tentar imitar uma cozinha “cenário”.


Para dicas de reforma de cozinha, leia os artigos:

10 tipos de cozinhas que vão inspirar a próxima reforma

Dicas de como deixar a sua cozinha com a sua cara sem gastar muito